Omni-channel, a realidade no consumo

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Um termo já bem conhecido no varejo e que cada vez mais é ouvido por profissionais de marketing, vendas e digital, o omni-channel. O consumidor utiliza todos os canais de forma simultânea para realizar por exemplo uma compra. Tudo precisa estar integrado para atender essa necessidade.

Hoje, para um cliente ir para o checkout finalizar sua compra, envolveu toda uma pesquisa sobre aquele produto, qual melhor opção no PDV, outras opções do concorrente para verificar se aquilo é o melhor para ele não é mais uma simples escolha na prateleira.

Agora não há mais diferenças entre lojas físicas ou lojas online. O cliente conhece o produto na Internet e compra na loja física, ou e vice-versa e por isso todos os varejistas precisam ter o cuidado e preocupação e fazer as mudanças necessárias como implementação de softwares, integração no meio digital, uma multi estratégia de comunicação e tentar atingir da melhor forma o cliente com mala diretas, tv, catálogos, redes sociais, ecommerce.

Mediante a isso, o consumidor de hoje na hora da compra é mais experiente, chega munido de informações e isso precisa ser aplicável as informações contidas no pdv e aos funcionários. É uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra e sim a experiência que está tendo com a marca como um todo. Procure entender e oferecer aquilo que eles querem e precisam naquele momento.

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