O novo feed do Instagram

insta

 

Já havia rumores sobre algumas mudanças no Instagram, mas nada estava bem definido ou de fato anunciado para o público, entretanto foi divulgado que ocorrerá a mudança no algoritmo do feed do Instagram, tornando-se semelhante ao feed de notícias que temos hoje no Facebook, no qual é colocado em primeiro lugar o conteúdo que supostamente o usuário tem mais interesse.

Essa novidade anunciada no próprio blog do Instagram teve como gatilho a análise feita de que os usuários não conseguem ver mais de 70% das imagens publicadas. Com base nisso, a plataforma vai seguir o mesmo formato do Facebook, não será mais em ordem cronológica e sim o conteúdo mais importante para cada usuário de acordo seus dados. Todos os posts estarão no feed mas com esta mudança de ordenação.

Mas e o que de fato muda com isso tudo para uma marca? Para grandes marcas que já possuem um engajamento alto hoje, a notícia é dita com uma boa oportunidade de engajar mais ainda, do usuário gastar mais tempo no aplicativo e ter um maior envolvimento com o seu conteúdo, o que torna preocupante são usuários que não possuem centenas de likes e isso pode prejudicar sua visibilidade pois o novo algoritmo não o colocará como uma prioridade.

Da mesma forma que a mudança do algoritmo do Facebook há um tempo atrás gerou discórdia, esta notícia do Instagram também, exatamente por esta preocupação de um conteúdo ”com menos likes“ se torne invisível ao público, tanto do ponto de vista de marcas, artistas como de pessoas comuns que não querem perder o controle do que ver e de ser visto.

Para o Instagram, a mudança é necessária e colocada como uma ajuda para mostrar só o que é relevante na hora do acesso, tudo permanecerá em seu feed mas pensando na rotina das pessoas e colocado como priori que os 30% mostrados sejam de boa qualidade. Essas alterações vão acontecer de forma sutil e inicialmente para alguns grupos, a ideia do Instagram não é fazer nada drástico com seus usuários.

Algumas marcas e celebridades, vem divulgando como alternativa ativar as notificações de seu perfil, para que seus seguidores possam continuar vendo suas publicações e não perca nenhum post. Uma opção rápida para que independente do usuário curtir muito ou não, vai estar sempre atento as novidades deste perfil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *