Check list do Instagram: Você está fazendo tudo certo?

O Instagram é uma rede social muito democrática. Pessoas, empresas, grandes, pequenos… todos tem seu lugar ao sol e potencial para fazer sucesso, inclusive a sua marca.

Mas, antes de quebrar a cabeça com campanhas super engajadoras e fotos produzidas, pense: você faz bem o arroz com feijão? Aquele básico, indispensável?

Criamos uma check list com os itens que não podem faltar no seu perfil para te ajudar a vender ainda mais usando o Instagram. Veja:

✔ A FOTO DO PERFIL CONDIZ COM A MINHA MARCA.

O Instagram é totalmente visual, e por isso a foto do perfil é uma das principais formas das pessoas te identificarem. O ideal é usar o seu logo nesse espaço e não ficar alterando a imagem.

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✔ A DESCRIÇÃO DO PERFIL (BIO) APRESENTA MINHA MARCA E CONDIZ COM MEU OBJETIVO ESTRATÉGICO.

Use frases curtas para que sua marca seja reconhecida, exemplo: “Perfil oficial da marca X”, o slogan, a hashtag oficial, ou perfis de outras redes sociais. Além disso, mostre com um call to action o que você quer que a pessoa faça, exemplo: “Acesse nosso site”, “Clique no link”, “Compre pelo site”, etc.

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✔ TENHO UM LINK NO PERFIL (BIO) E ESTIMULO ATRAVÉS DAS POSTAGENS QUE AS PESSOAS CLIQUEM NELE.

O Instagram disponibiliza um espaço para que você adicione um único link clicável. Não deixe de colocar um caminho para as pessoas chegarem no seu site, e, na descrição das postagens, escreva frases como “Clique no link do perfil para comprar”, “Acesse nosso site pelo link do perfil”.

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✔ NORMALMENTE POSTO FOTOS INÉDITAS, QUE MOSTRAM MEU PRODUTO EM UM CONTEXTO MENOS VAREJISTA.

Não poste as mesmas fotos que você já usa na página de produto do seu site, seus seguidores querem novidades! Prefira imagens mais descontraídas, ambientadas, mostrando seu produto em ação. Pense em sua marca como um(a) blogueiro(a) dando dicas, e não alguém interessado só em vender vender vender.

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✔ SEMPRE COLOCO HASHTAGS NAS MINHAS POSTAGENS.

As fotos com hashtags aparecem quando o usuário busca um termo no Instagram, portanto, use aquelas que tenham relação com a foto postada ou sua marca. É através delas que as pessoas que ainda não te seguem encontrarão suas fotos e serão atraídos para seu perfil.

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✔ FAÇO CAMPANHAS PARA MEUS SEGUIDORES MARCAREM SEUS AMIGOS, USAREM A HASHTAG DA MINHA MARCA OU POSTAREM FOTOS COM MEU PRODUTO.

Não há propaganda melhor do que a opinião positiva de um cliente. Torne seus seguidores embaixadores da sua marca e estimule-os a mostrar o porque gostam e usam seus produtos. Demonstre que você também se interessa por eles e quer que eles façam parte do seu “grupo”.

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✔ RESPONDO OS COMENTÁRIOS COM RAPIDEZ.

Sempre dê atenção aos comentários, seja um elogio, ou, principalmente, uma dúvida ou reclamação, afinal o Instagram é um canal de contato, assim como o e-mail, chat ou telefone. A rapidez também é essencial para passar a impressão de que você está atento e disposto a ajudar.

 

✔ ANALISO OS RESULTADOS (KPIS) DO MEU PERFIL.

É muito importante traçar objetivos e analisar se suas ações geram retorno. Curtidas, comentários, menções, reposts, hashtags, cliques no link do perfil, visitas ao site, vendas com origem no Instagram, entre outros. A Socialbuy tem um Analytics exclusivo que te ajudará bastante com esse trabalho!

 

✔ USO A FERRAMENTA SOCIALBUY PARA LINKAR A FOTO DO INSTAGRAM E O PRODUTO NO SITE. 

A foto tem o poder de gerar um grande desejo de consumo imediato, mas, para converter isso em venda, você precisa que o interessado chegue até o produto. A Socialbuy faz com que, a pessoa vá da foto do seu Instagram para a página do produto no seu site, em apenas dois cliques. Experimente! www.socialbuy.com.br

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Se todas as afirmações são verdadeiras para você, parabéns, você está indo muito bem! Caso tenha faltado alguma, não se preocupe, agora você já sabe e poderá arrumar isso rapidinho.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, e boas vendas! 😉

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