O pós venda em um ecommerce

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O marketing de relacionamento é essencial em relações interpessoais e na internet também. É um modo de se aproximar do consumidor e ser mais assertivo com a necessidade e desejo de cada nicho de cliente.

No caso de vendas online, após o cliente comprar seu produto é muito importante demonstrar preocupação e agradecimento a fim de mostrar a ele este respeito e gerar neste momento um cliente fidelizado. É de grande valia manter seus clientes fidelizados do que buscar só novos, pois o que já conhece a loja tem grandes chances de voltar a consumir e em um ticket médio maior pois já tem a confiança.

Algumas dicas para auxiliar neste pós venda:

– Se sua loja é pequena, ainda está começando e não tem uma grande quantidade de SKUs, fica mais fácil uma relação mais estreita ao cliente. Assim que receber o pedido ou formulário de interesse, entre em contato por telefone ou email. Isso pode surpreender de forma positiva seu cliente, já lima possíveis duvidas e pode evitar trocas ou devoluções.

– No caso da loja já ser grande, com inúmeros pedidos uma boa estratégia é deixar o cliente ciente da situação da sua compra, informando todo o status desde a aprovação de debito, entrega a transportadora até chegada aos correios. Esta atitude agrega segurança a sua loja.

– Em casos de atraso, procure antecipar esta informação ao cliente, posicionando-o sobre o ocorrido, se já aconteceu a prioridade é buscar uma solução para este problema tentando entrar em contato com a transportadora por exemplo. Evite transmitir a culpa ao outro. É o seu cliente que precisa perceber sua empatia.

– Crie oportunidades de novas vendas. Se um produto está para terminar ou não será mais fabricado, antes que esgote, veja os clientes que compram continuamente, ou estão interessados e passe esta informação a eles, procure fazer uma oferta via email marketing. Seu cliente pode não ficar feliz por não ter mais o produto mas vai apreciar a preocupação da loja em avisar.

Essas são algumas sugestões para aproximar seu cliente para sua loja. O conceito essencial é tratar cada cliente como se fosse o primeiro da sua loja, exige esforço mas a recompensa é válida e pode ser mensurada no final do mês.

 

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